(31) 3245.8375
(31) 3224.4281

Meu aquário está com amônia! E agora?

Bem, vamos começar com a parte chata (para alguns).

O que é amônia?

Quimicamente falando a amônia é um gás incolor, bastante tóxico, que se dissolve bem na água. Uma vez em meio aquoso, a amônia forma o hidróxido de amônio (NH4OH). Ela se forma através da decomposição de matéria orgânica, tal como fezes, urina, restos de alimento, folhas mortas, peixes mortos. Ela pode existir no aquário em duas formas: NH3 ou NH4. O Ammonium (NH4) é menos tóxico, se dá em águas de ph mais ácido. Quanto mais alcalino, mais a chance do nível medido corresponder à amônia Tóxica(NH3).
Em condições ideais ele é decomposta em nitritos por bacttérias e depois em nitratos, não tão nocivos aos peixes conforme o desenho esquemático:
CicloNitrogenio
Entendeu? Se não entendeu, beleza, porque o que você vai precisar saber mesmo é se tem níveis elevados de amônia ou não no seu aquário! “E como eu faço isso?”.

Para a nossa sorte, existem testes que acusam em menos de 10 minutos os níveis de amônia.

teste de amonia

 

E tem ainda os testes que monitoram constantemente a amônia da água, e acusa instantaneamente a amônia, basta prendê-lo com a ventosa do lado de dentro do aquário, muito prático, não?

mardel teste de amônia

 

Mas você pode começar a desconfiar caso seu aquário esteja com um cheiro estranho, com pequenas bolhinhas na superfície e os peixes ofegantes.

 

 

É fato: meu aquário está com amônia!

Bem, você fez o teste e o seu aquário realmente está com  níveis de amônia. O que fazer?

Caso os níveis estejam altos, ( acima de 1 ppm por exemplo), deve-se fazer uma TPA (troca parcial de água) de aproximadamente 1/3 da água. Não troque a água inteira nunca, pois você pode acabar com todos os peixes se houver grandes alterações no PH ou temperatura da água.

Após isso , adicione um removedor de amônia , como por exemplo o AMGuard da Seachem.

amguard

Realize uma limpeza no cascalho e no filtro, observe se não carcaças de peixes que morreram e estão em decomposição, ou até mesmo pedaços de platas naturais que em decomposição também liberam amônia na água.

Refaça o teste e certamente os níveis de amônia já devem ter baixado.

 

E ainda tentar colocar mais colônias de bactérias em seu aquário, principalmente se ele for novo. Um bom produto para isso é o Stablity da Seachem:

stability

 

Mas porque meu aquário ficou com  amônia?

Existem algumas possibilidades para isso:

1 – Seu aquário é novo e não possui colônias de bactérias suficientes para absorver a amônia tóxica.

2 – Você resolveu fazer uma limpeza geral e tirou toda a água, trocou as pedras e tudo mais.  Você acabou de destruir todas as colônias de bactérias que manteriam seu aquário saudável.

3 – Seu aquário tem mais peixes do que deveria. Isso é perigoso. Por exemplo, você comprou um aquário de 50 litros com 5 kinguios lindinhos que até então cabiam no seu aquário, mas o tempo passou, e eles cresceram, portanto fazem muito mais sujeira e com certeza seu aquário se tornou pequeno para eles. Ou então você colocou peixes demais mesmo, e aí a solução é diminuir a população ou aumentar o aquário.

4 – Você acha que os peixe estão com fome toda hora e dá-lhe ração… (hum, hum). Caso eles não consigam comer tudo, os restos irão se decompor e aí já viu, né? = +Amônia. E se eles comem tudo, mais excrementos, também.

5 – Você ainda usa aquele sistema antigo de placas biológicas em seu aquário e a sujeira de tempos se acumulou embaixo delas. Sujeira demais para as pobres colônias de bactérias darem conta.

6 – Algum desorientado te falou que aquário só se troca a água uma vez por ano. Faça TPAs a cada 15 dias pelo menos. Existem aquaristas que realmente se utilizam desta prática de TPAs a cada seis meses e falam que dá certo, particularmente eu não me arrisco.

7 – Você não faz manutenção em seu sistema de filtragem.

8 – O filtro do seu aquário não foi dimensionado corretamente. O filtro do aquário deve ser escolhido sempre com uma folga, acima do recomendado pelo fabricante, se tem a intenção de colocar uma quantidade maior de peixes, ou peixes maiores, talvez deva usar dois filtros e/ou até uma bomba para melhorar a circulação e oxigenação.

Como você pode ver, existem bastante motivos para seu aquário estar desiquilibrado. O melhor negócio é fazer de tudo para evitar a amônia. Mas se ela se instalar, você já sabe o que fazer para equilibrar seu aquário novamente. Mas lembre-se: não adianta corrigir os níveis de amônia momentaneamente e não corrigir a raíz do problema, pois com certeza ela voltará. Portanto, veja o que levou seu aquário a ter níveis tóxicos de amônia e corrija o problema para não ter que ficar fazendo TPAs que nem um doido depois.

Deixe seu comentário







© Copyright 2015 aquario Show | todos os direitos reservados | Top ↑